-
FASCISMO EM GOTAS! — The end.
Adeus! —Um início? Após treze gotas, nossa série chega ao fim. Nosso objetivo, que era de prover, a quem queira, as ferramentas suficientes para identificar e combater ideias e ataques fascistas, parece ter sido alcançado, pelo menos em alguma parte. Porém, relendo as publicações, noto que iniciaram frequentes, com intervalo de poucos dias, mas foram…
-
FASCISMO EM GOTAS! —Irracionalidade.
Populismo e fascismo. Alguém acha mesmo possível que o ex-presidente Lula teria-se deixado fotografar segurando um livro de ponta-cabeça? A cada vez que vejo pessoas por mim conhecidas—pessoas comuns como eu e você—repassando postagens com conteúdos de falsidade gritante, de tão evidente, lembro-me do alerta com que Timothy David Snyder inicia o décimo capítulo de seu…
-
FASCISMO EM GOTAS! —O Estado mínimo.
Arbeit Macht Frei Durante toda sua campanha presidencial, e desde o início de seu governo até agora, Jair Bolsonaro vem atacando as políticas sociais implantadas pelos governos anteriores, lançando seus partidários em campanhas pelas redes sociais contra os programas de apoio social, como as cotas sociais na educação e a proteção às mulheres, as políticas…
-
FASCISMO EM GOTAS! — Mito Revisitado
O Ogro. Em 1970, enquanto o Brasil se afundava no pântano mais profundo da ditadura, os “anos de chumbo” do general Médici, Michel Tournier lançava na França seu sombrio romance “O Ogro” (no original francês “Le Roi des Aulnes“), ganhador do prestigioso Prêmio Goncourt. Nele, o distópico personagem Abel Tiffauges é uma pessoa absolutamente medíocre e…
-
FASCISMO EM GOTAS! – Vitimização.
Perigo comunista? “Você pode influenciar mil pessoas, apelando para os preconceitos delas, mais rápido do que você convence uma pessoa pela lógica.” Robert A. Heinlein (via Kakutani, Michiko. The Death of Truth (p. 135). Crown/Archetype. Kindle ed.) Na política fascista, as noções opostas de igualdade e discriminação ficam misturadas uma com a outra, por consequência…
-
FASCISMO EM GOTAS! – Propaganda fascista III
O limiar do inaceitável. A discussão sobre a imparcialidade da imprensa, no post anterior, nos serviu, dentre outras coisas, para explicitar algumas das estruturas do discurso propagandístico fascista: Afirmar a gravidade da preocupação com o não-problema para, ao fim e ao cabo, torná-lo um real problema. Propor a política que agrava um outro problema (não…
-
FASCISMO EM GOTAS! – Propaganda fascista II
Twitter não é diário oficial Este foi o título da coluna do jornalista Clóvis Rossi, na Folha de São Paulo de 10 de março de 2019, em que ele expõe a política de verborragia das presidências Trump e Bolsonaro e a falta de realizações reais de governo, também de ambos, sob o mote de que…
-
FASCISMO EM GOTAS! – Propaganda fascista I
O sapo barbudo. Muito tempo antes de Lula, num distante reino da Europa, havia outro sapo barbudo, chamado Karl Marx. Sapo esperto, desenvolveu e inovou sobre uma ideia capciosa de outro sapo, este imberbe e que respondia por Hegel, chamada fetichismo. Para sermos justos, devemos dizer que Hegel, além de não ostentar uma barba, também…
-
FASCISMO EM GOTAS! — Nós e eles… (parte 2) — Fora petralhas!
Hierarquia: eles… Judas e a traição Há cerca de 9 anos, tive um encontro tão inesperado, quanto inusitado, com a fé cristã. Numa tarde de domingo, fuçando numa grande livraria, como adorava fazer naquela época (hoje fuço mais pela internet), pesquei de uma prateleira secundária, num canto daquele grande salão de consumo literário, um pequeno…
-
FASCISMO EM GOTAS! – Nós e eles… (parte 1) — As pessoas de bem.
Hierarquia: Nós… as pessoas de bem. Há muito pouca coisa na natureza e na sociedade que nos ofereça uma fácil escolha binária. Por ser mais tranquilo – e menos perigoso –, falemos primeiro do mundo natural: em sua esmagadora maioria, os conceitos e grandezas do universo nos oferecem espectros de variação contínua, mesmo nos casos…